Formatos de vídeo que ninguém conhece? Um ficheiro com problemas que nenhum software consegue abrir? Conversor de vídeo entre todos os formatos inventados pela humanidade? O HandBreak resolve. Ainda por cima, de borla.
TL;DR – HandBreak, conversor de vídeo
- O HandBrake é incrível, nunca me falhou.
- Há para Mac, Windows e Linux.
- Vai a https://handbrake.fr/downloads.php e saca.
- Podes ver tudo o que faz em https://handbrake.fr/features.php.
- Só não faz café.
- Já tinha dito em cima, mas é de borla.
O verão de 2019
Estava de férias no Algarve. Ia passar boa parte das férias a editar um filme para um cliente. Já estava em paz com isso, a A2 deu-me tempo para digerir o tema.
Três horas de viagem. Descarregar o carro e arrumar tudo. Finalmente estava tudo pronto para começar a trabalhar. Já tinha feito backup de tudo o que tinha filmado e dado um vista de olhos nos materiais. Tudo o que era suposto ter cores, mexer e ter som tinha cores, mexia e tinha som. E agora, era “só fazer”.
Começo a organizar os clips de vídeo. Uma das entrevistas principais tinha o som dessincronizado com o vídeo.
“OK, ‘bora lá separar o audio do vídeo e acertar à mão…”
E o Premiere não me deixava desagregar o audio do vídeo… Depois de do riso nervoso de quem pensa “isto não me está a acontecer” abri o ficheiro noutros programas. O mesmo problema. Virei o Google do avesso à procura de resposta. Nada. O mais estranho é que os clips gravados imediatamente antes e depois daquele que estava corrompido não tinha problema.
Já ideias sobre como resolver o problema, fui ao segundo melhor software para este tipo de situações: o WhatsApp.
Descrevi o problema num grupo de “malta do vídeo”. Nunca tinha acontecido a ninguém. E tendo tanto material saído da mesma câmara e do mesmo cartão de memória sem qualquer tipo de problema, era para lá de estranho. Mas, depois de muito debate, alguém diz: “como é que se chamava aquele freeware do ananás que safava tudo?”
Claro que a última coisa de que me iria lembrar era do HandBrake.
O conversor de vídeo que fazia tudo
Não era novidade. Já usava o HandBreak há mais de dez anos. Já me tinha resolvido problemas sem conta. Mas com a cabeça sempre enfiada nas ferramentas da Adobe, e normalmente a resolver tudo, nunca mais me lembrei do freeware do ananás.
Claro que, depois do primeiro se lembrar, a solução era muito óbvia. Toda a gente disse “mas como é que não te lembraste de usar o HandBreak?”.
Abri o ficheiro e carreguei num botão. Em menos de cinco minutos o problema estava resolvido. Não é o que se espera de software com o aspeto do HandBreak.
Isto não é um crítica a software pago. Praticamente tudo o que faço, sozinho e em tempo record, só é possível com software profissional. Tudo o que tive de pagar foi um bom investimento. Mas às vezes aparecem estas pérolas das quais nos esquecemos. Isto porque cada vez mais raro acontecer os chamados problemas bicudos. Conversor de vídeo freeware? Tenho Premiere Pro e o Media Encoder da Adobe, não obrigado. É sempre até ao dia…
A caixa de ferramentas do SHKR
Toda a gente tem os seus truques e “software manhoso” que vai juntando ao longo dos anos quando tem problemas. E aqui no SHKR vais encontrar mais soluções como o HandBreak, truques que não lembram a ninguém de tão ridículos que parecem mas que funcionam e alternativas gratuitas a software pago.
Uma alternativa gratuita que não é perfeita, mas que resolve, é o Photopea. É muito parecido com o Photoshop, mas é online e de borla. Às vezes arrasta-se, mas normalmente acontece porque já estamos a pedir demais a uma solução que funciona em qualquer browser e custa zero euros. Se queres aprender como funciona tens um curso gratuito de 70+ minutos aqui no SHKR.